DIÁRIO DE BORDO

18936-1920x1080

Nessa sessão compartilharemos o desenrolar do nosso projeto, desde os nossos anseios iniciais, passando pelo debates e discussões primordiais para o aprimoramento do trabalho, até à apresentação final do projeto. Dividimos o processo em semanas, iniciando a primeira no dia 4 de novembro de 2013 e a última dia 26 de janeiro de 2014.

PRIMEIRA SEMANA

Na primeira semana do quadrimestre não tivemos aula da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade, pois a Professora Ana Maria Dietrich estava em Congresso Internacional em Foz do Iguaçu com o Projeto de Extensão da Universidade Federal do ABC – “Memórias dos Paladares.”

SEGUNDA SEMANA

Tudo começou quando, em nossa primeira aula de Ciência, Tecnologia e Sociedade lecionada pela Professora Ana Maria Dietrich, nos apresentou o currículo pedagógico da disciplina e solicitou que escolhêssemos um tema que relacionasse os “estudos CTS” como trabalho de conclusão da disciplina. O trabalho seria em grupo de no máximo dez integrantes, assim sendo, formamos nosso grupo contendo como integrantes: Ana, Davi, Eduardo, Gilson, Guilherme, Gustavo, Hugo, Isabela, Rebeca e Vanessa. Nos reunimos logo após as instruções dadas, para nos apresentarmos uns aos outros e sugerirmos possíveis temas para o trabalho. Em um primeiro momento, decidimos que o tema do grupo seria sobre a Amazônia, com debates dos aspectos geopolíticos, entretanto não estávamos cem por cento satisfeitos com o tema escolhido, então deixamos em aberto para novas ideias e sugestões, já que a professora nos forneceu um período de uma semana para a escolha do tema. Após definido o grupo, criamos um grupo na rede social ‘Facebook’ para que facilita-se a comunicação entre os integrantes do grupo e para que trocássemos informações.

grupo

TERCEIRA SEMANA

Na terceira semana de aula, a Professora pediu que entregássemos o nome dos integrantes do grupo e o possível tema debatido até o momento para que pudesse nos ajudar com direcionamentos do que poderíamos fazer. Apresentamos nosso tema, o qual ainda estávamos em dúvida, entretanto, a professora gostou bastante do tema e disse que ainda poderíamos pensar em outros como não estávamos seguros com a escolha. Como na aula desta semana, tivemos uma interrupção por falta de energia, o grupo se reuniu após a aula para debater as novas opções de temas. Como queríamos continuar envolvendo o aspecto ambiental e sustentável com o tema e a possível relação com os “estudos CTS” e precisávamos de uma opinião de fora, pedimos ajuda para uma amiga em comum do grupo a Beatriz, que nos deu a ideia de trabalharmos com o filme de animação Wall-E. Todos os integrantes gostaram da ideia e começamos a buscar informações sobre o mesmo para poder, assim, decidir o que iria ser trabalhado a partir de então.

QUARTA SEMANA

Após decidirmos que o filme de trabalho seria a animação Wall-E da Walt Disney World, começamos a debater quais seriam os pontos abordados e o que iríamos trazer para a sala no dia da apresentação. Como a animação aborda muitos temas dos quais queríamos tratar, escolhemos ‘Meio Ambiente e Consumo Consciente’, devido também à professora ter apresentado vídeos e textos que discutem o formato da economia mundial e a maneira da qual nos desfazemos dos objetos, o que nos fez pensar que ainda precisávamos debater sobre o assunto. Em uma aula de reposição ao sábado, conversamos com a docente sobre a mudança de tema, a qual gostou da ideia. Em seguida, a aula, discutimos sobre como seria a estrutura do blog e deixamos a cargo da Rebeca para esquematizá-lo e montá-lo.

QUINTA SEMANA

Durante o decorrer da quinta semana, a integrante do grupo responsável por montar o blog, começou seu desenvolvimento, entregamos a ela estruturados os textos que escrevemos juntos, somente para a montagem final. Em um primeiro momento, preparamos as páginas de apresentação da disciplina, a de boas vindas, e a estrutura geral do blog. E começamos a trabalhar nos demais textos que seriam apresentados nas outras páginas do projeto.

SEXTA SEMANA

Na sexta semana, não mexemos muito no blog devido ser a semana de provas da universidade, o que impossibilitaria a dedicação total a ambos.

SÉTIMA SEMANA

Durante a sétima semana, demos continuidade a elaboração dos textos que serão apresentados no blog, se dedicando principalmente a página ‘O Projeto’, na qual elaboramos a justificativa e o objetivo do nosso trabalho coletivo. Outro ponto importante, é que conversamos com a monitora Mariane sobre nossas dúvidas e nossas pesquisas até o momento, e ela nos deu dicas e nos auxiliou em alguns detalhes que precisavam ser alterados no blog, que já foram realizados.

OITAVA SEMANA

Nessa primeira semana de recesso, foi impossível os integrantes se reunirem, porém através do Facebook tivemos progressos significativos e discutimos ótimas ideias. A estrutura do blog estava pronta, as páginas ‘Quem Somos’ e ‘Wall-E’ começaram a ganhar forma. Cada integrante teve como tarefa escrever sobre si mesmo, relacionando o que pretendia fazer com o tema escolhido. A página ‘Wall-E’ deveria sintetizar um resumo do filme e mais do que isso apresentar os pontos que de fato servirão para o nosso estudo.

NONA SEMANA

Na segunda semana de recesso, iniciamos a criação dos novos textos para as novas páginas de destaque do blog, ‘Relação com  a Teoria’ e ‘Consumo Consciente’, e iniciamos a pesquisa sobre a produção de resíduos e a coleta seletiva do mesmo.

DÉCIMA SEMANA

Na semana de retorno às aulas, iniciaram-se as apresentações dos seminários da disciplina. Os grupos que se apresentaram foram os de número 1, 2 na terça-feira e 3 e 4 na sexta-feira. Encerrando assim, a primeira semana de apresentações. O trabalho do grupo deu continuidade, adicionando ao blog a página de ‘Dicas’, onde colocaremos ideias para serem práticas pelos leitores para um consumo mais consciente.

gr1

DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA 

Ocorreram as apresentações dos grupos 6 e 7, dando fim a segunda semana de apresentações de seminários. Realizamos a segunda reunião com a monitora Mariane, para tirarmos algumas dúvidas referente ao desenvolvimento do trabalho. Conversamos, também, com a Professora Doutora Ana Maria Dietrich sobre a apresentação do trabalho, referente ao medo do grupo de se tornar repetitivo e de adentrar no tema dos demais grupos. Por se tratar da semana pré-apresentação, realizamos os últimos ajustes do blog para a apresentação e redigimos os textos que faltavam. Adicionamos a página ‘Fique por Dentro’, onde postaremos notícias sobre o tema escolhido.

DÉCIMA SEGUNDA SEMANA 

Última semana de preparação pré-apresentação para o grupo. Fizemos uma reunião para ajustar os últimos detalhes, conferimos os slides e ajustamos as falas. Nessa semana que antecede a última semana de aula, assistimos as apresentações dos grupos 8 e 9 na terça e, do grupo 10 na sexta.

[Semana da apresentação]

gr2

DÉCIMA TERCEIRA SEMANA

[semana destinada ao ajuste do blog]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s